sábado, 8 de fevereiro de 2014

Introdução a Ética


Diferença entre moral e ética
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
O exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes tem início, na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Questionadores que eram, propunham uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando dessa forma ser correto, virtuoso, ético. O pano de fundo ou o contexto histórico nos qual estavam inseridos tais filósofos era o de uma Grécia voltada para a preocupação com a pólis, com a política.
Quando temos de refletir sobre o que fazer, como fazer e qual o valor das ações, nós estamos no campo da ética, que é uma investigação e uma reflexão filosófica sobre o agir humano e o seu valor. A moral define o que é bom e o que é mau, antes das ações, e a ética define o que é bom e o que é mau, segundo as circunstâncias. O s princípios da moral são ideias, ou seja, objetivos a serem alcançados. Os princípios da ética são reflexivos norteiam a reflexão na hora em que precisamos agir.
Logo, o agente moral deve colocar em prática sua autonomia enquanto indivíduo, pois aquele que possui uma postura de passividade apenas aceita influências de qualquer natureza. Assim, consciência e responsabilidade são condições indispensáveis à vida ética ou moralmente correta.
·           Por que certas coisas são erradas e outras são certas?
·           Qual seriam as atitudes de um ser humano ideal?
Moral
Ética
É o que já foi decidido: ela permite tudo, desde que não se desobedeça a princípios.
Tudo depende: ela permite tudo, desde que não se faça mal a ninguém.
Correr nu pela rua é imoral, é vergonhoso.
Correr nu pela rua não será antiético se ninguém for prejudicado ou caso isso seja necessário para defender uma vida.
Não se pode roubar.
Será antiético se prejudicar alguém e se for feito sem ter a urgência de salvar uma vida.
São regras da vida.
São reflexões sobre como agir.
Para ser moral, é preciso conhecer as regras morais.
Para ser ético, é preciso desenvolver a reflexão crítica.

Mas onde se aprendem as regras da moral? Nós aprendemos as regras da moral na cultu­ra, em geral, nas religiões, nas leis, ouvindo ou conversando com pessoas que tenham mais experiência e conhecimento.
Onde se aprende a reflexão ética? Do ponto de vista da ética, saber o que é mau ou o que é bom depende da situação, mas isso não pode ser apenas uma interpretação pessoal.
Isso quer dizer que, para desenvolver a reflexão ética, temos de conhecer e aplicar critérios de escolha, que são uma espécie de regras do pensamento ético. Os critérios resultam de muitas reflexões, o que também explica o fato de cada filósofo apresentar critérios diferentes para decidir se as coisas são boas ou más, e quais os valores de cada uma dessas coisas.
Cada filósofo desenvolveu seus critérios éticos a partir de sua própria visão de mundo.
Filósofo
O que é o bem?
O que é o mal?
Sócrates
Conhecimento
Ignorância
Aristóteles
Felicidade
Desequilíbrio
Epicuro
Prazer
Mal


Nenhum comentário:

Postar um comentário